Jaguaruna
O corpo de uma baleia da espécie Jubarte, encontrada morta nesta segunda-feira no Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, foi removido e enterrado ontem. Os especialistas levantaram algumas hipóteses, mas não confirmaram a causa da morte.
De acordo com Karina Groch, bióloga e diretora do Projeto Baleia Franca, o animal era jovem, media cerca de dez metros e, provavelmente, estava em processo migratório para o litoral sul da Bahia, região onde a espécie costuma migrar nesta época do ano para se reproduzir.
A principal hipótese apontada pela bióloga é de que o animal teria morrido após se enroscar nas redes de pesca que estavam posicionadas nas imediações. Karina acrescentou que foi realizado um procedimento padrão de limpeza do local e que a praia está liberada para banho.
A ONG Projeto Baleia Franca atuou com a Polícia Ambiental, prefeitura, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) na coleta de material e remoção do corpo.

